Ciência fundada nos anos 60 por Aaron Back – um neurologista e psiquiatra norte americano. A Psicologia tem abordagens diferentes dentro dela. Cada uma segue sua linha e a premissa básica que caracteriza o modelo de atendimento, o manejo, estrutura e condução do tratamento. No entanto a TCC segue a linha das Terapias Cognitivas que representa hoje a linha científica com alta eficácia para tratamento de transtornos mentais – psicologia baseada em evidências. Dentro desta abordagem não falamos sobre “cura”, mas sim, controle e remissão de sintomas propiciando ao paciente resultados eficientes no tratamento para saúde mental/emocional. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si. Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza que afete significativamente o comportamento em seu modo intimista e relacional.
A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros.
Além disso, a Terapia Cognitivo Comportamental auxilia nas diversas questões que envolvem nossa vida como um todo, como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros.